5 dicas para você repensar seu armário

17:20

Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Faz um tempinho que queria bater um papo sério com vocês, dessa vez sobre consumo consciente em todos os sentidos, não só na moda. Acho que já contei aqui no blog que sempre tive o costume de usar roupas que foram de primas e doar o que não me cabia mais. De uns tempos para cá, conheci a ideologia do Armário Capsula, que também já falei aqui, e que basicamente consiste em ter um número limitado de peças no armário, sem comprar nada novo e ser feliz com isso, fazendo o máximo de combinações que puder. O que eu aprendi com tudo isso? Que gastar dinheiro com roupa é bom pra caramba, mas pensar direitinho e comprar peças certas, é melhor ainda.

Tem dia que a gente recebe o salário, dá uma passadinha numa fast fashion, pretende comprar uma calça jeans e sai da loja com três blusinhas, um vestido de paetê, um sapato de festa e sem a calça. É sobre isso que quero conversar com vocês. Não é para impedir o consumo, mas para consumir de uma forma diferente, melhor para você e para o mundo. Desde quando conheci a ideologia do armário capsula percebi que boa parte das coisas que tenho no armário não combinam comigo, é um amontoado de roupas sem ter peças complementares e sem utilidade. Logo, separei muuuuuuuuuitas coisas para doar e outras tantas para vender. Pensando nisso, decidi elencar cinco formas de gastar de forma consciente. (vou falar sobre vestuário, mas leve essas dicas para todos os âmbitos da vida).



1-  Tire todas as suas peças do armário, veja quais delas você não usa mais e por qual motivo estão paradas. Você não as usa por que não fazem mais seu estilo ou por não saber combinar com o que já tem? Tire foto de tudo, busque inspirações de combinações e se não der certo, separe para doar ou vender.



2-  Sabe as roupas que você separou para vender? Posta lá no enjoeei, ou nos grupos de compra/venda no facebook! Já vendi algumas peças por lá e sempre vejo gente vendendo coisas bacanas. Com o dinheiro dessas vendas, você pode investir em peças que você pode usar mais e melhor.



3-  Visite brechós e bazares  da igreja. Tem gente que torce o nariz com brechós, mas eu não vejo nada demais. Enquanto o tecido estiver bom a gente dá usabilidade para aquela peça parada (e barata). É como diz a música: lavou? Tá nova! Prontinha para você dar uma nova história para aquela roupinha.



4-  Troque peças com amigas. Gente, sabe aquela saia linda que sua amiga tem e não usa por que não cabe mais? Troca com ela por alguma outra peça sua que ela goste. Assim vocês garantem novidade no armário com custo zero!



5-  Invista em peças atemporais. Sabe aquela moda de usar short assimétrico? Então, ela passou. Sabe o que você fez com aquele shorts super caro? Usou uma estação e guardou. Evite esse tipo de gasto desnecessário. Certo que uma vez ou outra a gente se permite usar uma roupinha da moda, mas não faça do seu armário a extensão de vitrines de lojas. Aposte em peças pontuais e que você poderá usar muitas vezes, com muitas combinações. Já fiz um post sobre as peças que todo armário deve ter (claro que só vai ter se você quiser). Roupas neutras, jeans bom, sapato que dura bastante... Esse tipo de gasto vale a pena, pois serão usadas muitas vezes, pagando o valor investido.

Espero que tenham gostado do post! Quais são suas dicas para consumir menos e/ou de forma mais consciente?
Me acompanhem nas minhas redes sociais:

Você também poderá gostar

2 comentários

  1. Geoo, que post lindo, super funcional ! ameiii
    www.thaizeaizza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Thaíze!!!
      Fico muito feliz

      Excluir