Resenha do livro Não se Iluda Não

21:56

Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Hoje trago a primeira resenha literária do ano! Espero que 2016 seja um ano de mais leituras para mim e para você também. Ano passado li pouquíssimos livros, acho que uns 6 no máximo e neste ano quero dobrar esse número, vou tentar. A resenha literária é sobre o livro 'Não se iluda não' da escritora e blogueira Isabela Freitas, lançado em 2015 após  sucesso  'Não se apega não', da mesma autora.  Não vou me apegar na história em si, mas deixarei minha opinião sobre o livro. Confesso que esta não foi uma das minhas melhores leituras, o livro não é ruim, mas esperava muito mais do exemplar.


Uma parte da história se passa na Costa do Sauípe-BA nas férias universitárias e com todos os atributos de festas e azaração. A autora narra muito bem o cenário e a gente consegue imaginar cada detalhe de lá. Isabela (que  também é o nome da personagem) tem um blog e nele, de forma anonima, conta fatos do seu dia-a-dia e se permite fazer comentários que na vida real não faz. Na ocasião, Isa está com sua amiga Amanda, prima Nataly, o conteúdos e seu melhor amigo Pedro. Nas férias, Isabela fica com um cara muito gato e se envolve com ele, mas acha que ele é perfeito demais para ela, algo a prende a uma outra coisa que ela não sabe qual é e lá no final do livro você vai descobrir.

Isabela, é estudante de Direito, estuda com Pedro e Amanda na mesma sala e na volta às aulas tem a sua relação com o melhor amigo estremecida por conta do tal gato que ela conheceu na Bahia. Até ai tudo bem, mas tudo isso demora muito para acontecer, só nas últimas páginas é que você sente vontade de devorar o livro, até chegar a este ponto você fica se perguntando se realmente uma adulta de 23 anos passa pelos dilemas da personagem. Eu, Geovanna, colocaria a personagem com 17 anos no máximo, entrando na universidade agora e não um quase formada com um pensamento tão adolescente como a personagem principal tem. Bom, mas esta é minha visão dos fatos (e olha que eu amo Malhação e outras autoras adolescentes).

O longo das páginas, Isa fala um pouco do seu sonho em ser escritora e as situações que ela vive para conseguir isso. O primeiro "não" também é relatado, assim como a aceitação do rascunho do livro em uma editora famosa. Para ser sincera, achei que esta é a parte mais emocionante do livro, onde ela conta que sonhos podem sim sair do papel e que nós devemos aprender a cair e a levantar.

Não sei classificar muito bem essa história, não é romance, não é autoajuda... Achei o livro bem raso e uma história muito superficial. Existem livros para adolescentes com mais conteúdo e envolventes do que este. Gosto da Isabela como blogueira e youtuber, por isso fui cheia de expectativas para o livro e não me agradei muito. Os diálogos são sem profundidade, a gente sabe o que vai ler na próxima linha de tão clichê que são. A história em si não é ruim, mas acho que poderia ser melhor conduzido.

A autora segue na linha em que Isabela narra a história e faz uns comentários, meio que os pensamentos da personagem. Eu, particularmente, achei que isso desvia bastante o foco da leitura. A minha impressão é que ela enrola demais para explicar algo muito simples e acredito que na hora de escrever, a gente tem que deixar o leitor realmente situado no que se passa na história, sem perder o foco com pensamentos paralelos.

Não é uma leitura totalmente ruim, ela nos mostra que nós devemos nos levar por algumas situações, sem esquecer dos nossos objetivos da vida, como no caso, escrever um livro. Como já disse, acredito que a história poderia ser melhor conduzida, mas vou ler o próximo livro da autora só para não ficar sem saber o final da história, já que o livro acaba bem na melhor parte. Ah, só nas últimas linhas você entende o título do livro. hahaha

Onde Comprar Não se iluda, não Amazon Brasil com desconto ou Saraiva com 10% de desconto.

Gostaram da resenha (sincera)?
Beijinhos,
Geo

Você também poderá gostar

4 comentários

  1. Parece muito legal!
    Obrigada pela dica,amiga!
    bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com tuuudo!
    Quando li o primeiro, fiquei pensando que só ia detonar o livro e tal, mas decidi abrir meu coração pra eles e tentar esquecer dos outros que li.
    Mas do primeiro não gostei não... do segundo até que foi legalzinho uahiuahuai
    Amei sua resenha, vou ler mais vezes depois dessa! Sucesso!! =**

    viciossml.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir