Liquidação de inverno no início da estação e uma reflexão da crise

11:51

Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Estive no centro da cidade e no shopping nos últimos dias e pude notar algo que me deixou bastante inquieta, na maioria dos vidros das lojas puder ver a palavra "liquidação de inverno" e descontos que variavam de 20% até 70%. Sobre descontos: todo mundo gosta. É unanimidade, nem tem pra onde correr, mas liquida de inverno agora? Não sei se vocês sabem, mas a estação mais fria do ano começou no dia 21 de junho no Brasil, ou seja, na semana passada. Por qual motivo tantas liquidações no auge da estação?


Eu como comunicadora assisto jornais com frequência, as vezes três por dia, além de ouvir rádios, ler impressos e é claro, ler sites. O que há muito tempo se fala é em crise. Economia não é e nunca será a temática deste blog, mas acho que a reflexão é válida quando paramos para analisar que depois de uma semana que o inverno começou, as lojas estão simplesmente queimando o estoque a preço de banana (este é o slogan de uma liquidação) e tentando de todas as maneiras, fazer com que o consumidor de fato consuma. 

Até onde eu sei, as liquidações de estações acontecem no final das mesmas, liquida de inverno um pouco antes - ou depois, até - do início da primavera e assim por diante. Este é um reflexo da atual situação monetária do Brasil, é que as vezes a gente nem se dá conta do que acontece na realidade, não é? Passando na frente das lojas vi várias vendedoras na frente delas esperando entrar algum cliente, vi diferentes e infinitos descontos, vi até uma bota linda pela metade do preço de uma marca de calçados que eu sempre quis comprar, mas parei para refletir sobre a crise e desisti da compra.

Depois de me ligar sobre essa problemática dos estoques de roupas encalhadas e as liquidações que compro sempre coisas sem necessidades, parei para analisar quais são as peças do meu guarda-roupas que precisam de um novo dono, quais são as peças que eu realmente uso e quais as combinações posso fazer com elas e pensei mil vezes em investir em peças novas... Ainda estou pensando se compro algo coringa ou não nas liquidações.

Aprendi muito fazendo essa reflexão e o meu bolso agradeceu bastante!

Você também poderá gostar

10 comentários

  1. Muito legal a sua reflexão Geovanna e só verdades, é o que eles querem: que o consumidor, de fato, consuma! Gostei muito do seu post, vou dar um rolê aqui pelo seu blog rs
    irianneveloso.blogspot.com | @irianneveloso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irianne, que bom que gostou!!! Espero você mais vezes por aqui :)
      Beijinhos

      Excluir
  2. Eita. Tá bom de, na volta pra redação, dar uma passadinha no caderno de Economia hein? Fábio Cardoso agradece, hahaha. Muito sóbria essa análise. Não só pelo lado de termos contato com o jornalismo, mas como "espiãs" do FF mesmo. A gente percebe que a liquidação fora de hora não é algo programado. Até pq, aqui em Campina Grande por exemplo, a única liquidação que acontece no meio do ano, é o Liquida Campina. Então um fato assim, antes da promoção mais quente do ano, é o termômetro pra a gente avaliar o quão difíceis andam as coisas pra quem fornece e pra quem consome. Por outro lado, é bom entrar nessas lojas pra checar se as peças que estão com a etiqueta laranja são mesmo de inverno. (Nem sempre dá pra confiar quando o fornecedor diz que é "de inverno", pq ... né)

    No mais, adorei o post. Gosto de ler esse tipo de conteúdo, e acho que os blogs pecam muito por não mostrar esse lado "consciência" da moda. Voto por mais posts assim!
    Beijocas Geo.

    www.eurenata.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onw Rê, nem me fala em voltar pra redação, to entediada em casa, você nem imagina. Obrigado pelo comentário, como sempre pontual!
      As peças eram de inverno mesmo, jaquetas e tal... É a crise, de fato!!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Nossa, pior que é verdade! Me agonia ver lojas vazias, empresas falindo... essa crise tá terrível, que pare e o Brasil avance! Que não seja o início de uma crise muito pior :/
    Muito obrigada por comentar no meu blog! Curti sua página do Facebook, te convido a curtir a minh tb :)
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @blogdareh

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Reh, é a realidade. Vamos torcer pro Brasil avançar, né? A situação tá complicada mesmo...
      Pode deixar que eu sempre vou avisar quando tiver novas postagens!
      Beijinhos

      Excluir
  4. sim é vdd a crise, está crescendo a cada dia mais, vamos aguardar o q vai acontecer

    Bjss

    www.adrianequaresma.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriane, o que nos resta agora é realmente aguardar, né?
      Beijinhos

      Excluir
  5. não fala dessa crise não. A coisa ta feia! Conheci seu blog fuçando na internet, acredita? amei muito aqui. Tenho um blog de moda tbm, se puder dar uma passadinha. Vai ser um prazer ter você por lá!
    www.blogdavine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Vine? Que bom que gostou, então! Pode deixar que eu vou visitar o seu também.
      Beijinhos

      Excluir