Minha melhor aliada na organização: uma agenda

19:59

Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Por muito tempo eu fui relaxada com esse quesito, achava que por não gostar de cálculos e seus derivados, não poderia ser organizada, mas me enganei. Até o final do ensino médio eu tipo que pegava carona nos trabalhos, não estudava para as provas e enfim, passei de ano por um milagre. Ao entrar na faculdade, no curso dos meus sonhos ~jornalismo~, decidi que daria um novo rumo para minha vida, seria a melhor aluna da sala e conquistaria tudo que eu quisesse no meio acadêmico, mas para isso, eu precisava mudar e ser organizada.

Então, comprei uma agenda e a minha vida mudou, tão radicalmente que vocês nem acreditam. Hoje eu sou referência de organização para quem me conhece, acreditam? Pois é. A minha dica é simples e se você quer ser organizada, tenha uma agenda. Por mais que existam aplicativos e tabelas no Excel que facilitem a nossa vida, acredito que quando a gente escreve, passamos a acreditar na nossa responsabilidade e aquilo que colocamos na agenda vira um desafio, sabe? "Eu sou capaz de fazer isso?"



Como organizo minha agenda:

Ela é bem simples, como vocês podem ver, sem fru-fru ou detalhes (eu ganhei, tá explicado a ausência desses adereços! hahaha) e como ela é dividida por dia, faço o seguinte: coloco de lápis grafite aquelas atividades que não tenho certeza se serão realmente naquele dia, por exemplo: suas amigas marcam um churrasco pra "semana que vem", mas não sei se realmente vai acontecer, então eu escrevo de grafite e após a confirmação, passo para a caneta. Deixo de caneta as coisas que eu realmente sei que irão acontecer, como consultas médicas, entrega de trabalhos da universidade, prova no curso de inglês e essas coisas.

No final de cada atividade realizada eu coloco um OK com marca texto, quando isso não acontece, eu passo um traço e escrevo a atividade na página do dia seguinte, para que ela venha a ser realizada.


Eu faço da minha agenda uma espécie de diário, coloco além das atividades cotidianas que precisam ser feitas naquele dia, escrevo o que foi feito e não estava na agenda, por exemplo: hoje encontrei R$50,00 no bolso da calça. Isso não estava previsto, mas no futuro quando eu quiser lembrar quando isso aconteceu, é só voltar na agenda. 

Além dos compromissos diários, eu anoto as finanças na minha agenda. Todo começo de mês eu anoto um balanço geral de quanto tenho, quais são meus pagamentos a serem feitos e no que eu posso gastar sem comprometer meu orçamento (como sapatos, roupas e essas coisas que amamos, mas não podemos ser reféns delas).

Ter agenda é ter compromisso com si mesmo, portanto, nada de deixar ela no fundo da gaveta. Deixe-a em um local visível, como próximo ao caderno da universidade, computador, em baixo do celular... Faça dela sua amiga querida, afinal, ela te ajuda sem pedir nada em troca.

Olhe sua agenda sempre e programe o que vai acontecer no dia seguinte de noite. Antes de dormir dê uma última checada na agenda e no começo do dia revise suas atividades, qual o melhor trajeto e o que você pode fazer primeiro.

E ai meninas, gostaram da minha principal dica de organização? 

Você também poderá gostar

19 comentários

  1. Nossa, eu estava mesmo precisando deste post. Minha vida ta que ta. Vou seguir as sugestões. Uma beijoca 😘 TodaCacheada pra vc. https://m.youtube.com/user/TodaCacheada

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que bom que gostou!!! Espero que dê certo para você, assim como deu para mim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que nunca tive muita paciência com agenda, mas gostei muito da sua dica. Tenho um caderninho de organização, mas faz muuito tempo que eu não o uso rs :c
    Sucesso Geovanna, principalmente com o blog e com a faculdade <3

    Beijo, Joyce.
    http://www.complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joyce! Caderno de organização e agendas são complicadas de manter, precisam de dedicação, não é? Mas é só se esforçar um pouco no começo, que depois vira natural, eu prometo!!!
      Sucesso para você também, beijinhos

      Excluir
  4. Olá!

    Eu preciso me organizar. Eu estou pensando em comprar uma próximo ano para me organizar. Realmente, escrevendo as coisas ficam mais fixas e você fica mais determinada a cumprir.

    http://www.refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz isso, Maria! Garanto que você não vai se arrepender.
      Beijinhos!!!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, tu é referência em organização. Bato palmas de pé pra isso! E incrível como eu nunca tinha atentado pra um método tão prático e simples, principalmente as dicas do grafite e do marca texto. Tô até envergonhada! Acho que depois de quase sete meses do ano, vou começar a usar minha agenda nova kkkkkkkkkkkkkkkkk (vergonha, Brasil!!!) Só tem tu, cara!

    http://www.eurenata.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onw gata, tu sabe que eu te adoro!!! Que bom que você me acha organizada. Pega a agenda e usa, você vai ver como vai mudar a sua vida.

      Excluir
    2. Onw gata, tu sabe que eu te adoro!!! Que bom que você me acha organizada. Pega a agenda e usa, você vai ver como vai mudar a sua vida.

      Excluir
  7. Oi Geovanna!!! Adorei o seu post, além de ter me identificado muito com você.....
    Agenda é fundamental para organização pessoal e financeira, principalmente.

    www.algodaodoceblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enne, que bom que gostou!!! Comentários assim me enche de amor. Agenda é tudo e muito mais ;)

      Excluir
  8. Eu sou a louca da organização. Fico chateada porque na minha faculdade eu não preciso muito disso não porque só tenho provas (e agora eu tô de greve, então não tem nada) mas mesmo assim eu arranjo o que escrever na agenda. É o método mais simples e prático e sem errada.

    Parabéns por ter encontrado um método para você. Muita gente fica tentando e nunca acha nada de útil para ajudar.

    Beijo, Érica
    http://www.demasiadaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica, pois somos duas loucas da organização! Eu simplesmente não vivo sem.
      Obrigado pelo comentário tão fofo
      Beijinhos e volte mais vezes, ta?

      Excluir
  9. Eu sou uma pessoa muito desorganizada em todos os sentidos, milhares de vezes já me perdi compromissos importante por não anotar as coisas. Adorei a dica e vou comprar uma agenda pra ser uma pessoa melhor kk
    Beijão.

    isadorambelinassi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, faz isso mesmo!!! Nunca cheguei a perder compromissos importantes, mas já esqueci de provas, hoje em dia isso não acontece mais pq eu me organizei kkk
      Beijinhos, volte sempre ;*

      Excluir
  10. Eu uso aplicativos pra organizar minha vida, principalmente escolar! Dá super certo! Mas já usei bastante a agenda, funciona muito! ♥
    Beijo

    www.realezafeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, eu tenho receios com aplicativos, acredita? Mas acho super valido também!!!

      Excluir
  11. Era exatamente isso que estava procurando
    me ajudou muito, muito mesmo
    obrigada <3

    ResponderExcluir